Exercer a Cidadania
Facebook
Twitter

Exercer a Cidadania

Sex, 04 de Março de 2011 00:00 | PostAuthorIcon Autor: Albertino Sousa Oliva | PDF Imprimir E-mail

Artigos

Onde quer que se vá, há sempre alguém se queixando das autoridades, particularmente das municipais, sobre o descaso com a população, seja nas questões de saúde, educação, saneamento básico, violência, transportes, trânsito, lixo nas ruas e por aí vai.

Porém, de um modo geral, as queixas se perdem no vento, já que inexistem ações concretas para exigir dos poderes públicos as providências necessárias, possíveis e permanentes.
Por que isso acontece?
Por que o munícipe, o homem ou mulher, que vive na cidade, não sabe exigir o seu direito de cidadão. Ou, se sabe, tem receio de se expor, de criar problemas para si e para a família.
Contudo, nada vai mudar se não se assumir responsabilidades.
Cidadania é o exercício consciente da condição de cidadão; atuação na sociedade, em defesa da ampliação e fortalecimento dos direitos sociais e qualidade de vida.
Quem está lendo esta crônica, sabe que tem um representante seu, na Câmara de Vereadores, porque vota nas eleições municipais para elegê-lo, além do Prefeito e Vice.
Sabe, também, que as sessões da Câmara têm sido disponibilizadas na TV e no seu site.
Poderá, assim, acompanhar o trabalho do seu representante, para saber como ele está de portando e como exerce o seu papel de fiscalizar a ação do Executivo, isto é, do Prefeito e dos seus auxiliares, Secretários, Diretores e Servidores.
Se perceber que há descaso no exercício da representação popular, pode e deve reclamar, por escrito, pela Internet, ou pessoalmente.
E mais, em vez de reclamar ao vento, como acentuei no início desta mensagem, leve suas queixas ao vereador que é seu porta-voz junto ao Prefeito: exija uma cidade melhor e uma melhor qualidade de vida, não apenas para você, mas para toda a população de Osasco, porque ela merece a sua atenção.
Finalmente, traga suas preocupações para a Ordem dos Emancipadores, para que nós possamos colaborar com você na solução dos seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo