Facebook
Twitter

Buenos Ayres

Seg, 16 de Maio de 2011 00:00 | PostAuthorIcon Autor: Vadir Morelo | PDF Imprimir E-mail

Artigos
Estivemos em maio de 2011 passeando por Buenos Ayres, fato este, neste momento, muito comum aos Brasileiros, que estão promovendo uma verdadeira invasão àquela Capital.

Como também é normal, principalmente por pessoas que se interessam por suas cidades fazerem comparações. Comigo não foi diferente e descrevo alguns fatos que chamaram a minha atenção. Comparando Osasco/São Paulo x Buenos Ayres. Juntei Osasco com São Paulo pois as mesmas estão ligadas geograficamente e se confundem em muitos aspectos.
Não vou descrever as minhas opiniões e vou deixar por conta do leitor, se houver algum, fazer a comparação. Também tenho plena consciência que em poucos dias não é possível saber de tudo que acontece numa cidade.
Apesar de achar que Buenos Ayres já foi melhor os fatos que mais me chamaram a atenção foram:
– Muitos monumentos lindíssimos homenageando seus heróis, espalhados por toda a cidade, limpos e bem conservados.
– Prédios e palácios antigos de muitos estilos, sendo utilizados e bem conservados,
– Quantidade enorme de enormes praças e muito bem cuidadas.
– Motos pela cidade apenas algumas e de passeio.
– Preços de taxis, alimentos e outros muito baixos.
– Pouquíssimos mendigos.
– Pouquíssimas pichações.
– Não vi nenhuma criança abandonada nas ruas.
Vendo os primeiros 3 itens citados, nota-se claramente que o poder público não está cedendo espaço a especulação imobiliária como acontece por aqui.
Outra coisa, talvez a mais importante, que me chamou a atenção, embora todos já saibam disso, é a capacidade que o povo portenho tem de protestar. Protestos em forma de caminhadas existem vários, por vários motivos, todos os dias. As pequenas manifestações, pude observar, respeitam o trânsito, as grandes, até pelo tamanho, param o trânsito.
As manifestações obrigam a Presidenta Cristina a fazer pronunciamentos quase todos os dias, pois muitas manifestações são feitas na sua frente na Plaza de Mayo.
Uma pergunta:
Não foi um erro levar a Capital do Brasil para Brasília, longe da grande massa. Lá em Brasília o Legislativo e o Executivo ficam escondidinhos, protegidos e não ouvem o clamor do povo.
Tivemos a felicidade de dividirmos a mesa que estávamos num Show de Tango com dois casais panamenhos. Como é comum quando encontramos pessoas de outras regiões comparar costumes, qualidade de vida, etc. Nas observações acima mencionei o fato dos preços em Buenos Ayres serem baixíssimos. Pois bem, estes casais do Panamá informavam que estavam gostando muito da Cidade mas que achavam os preços das coisas muito alto!!!!!
Outra pergunta: Brasil, que país é este? É o país dos impostos, como diz a Rádio Jovem Pan ou o país dos acomodados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo