logo3
logotipo

anuncie aqui

anuncie aqui

Antevéspera do cinquentenário
Facebook
Google+
Twitter

Antevéspera do cinquentenário

Sex, 18 de Março de 2011 00:00 | PostAuthorIcon Autor: Albertino Sousa Oliva | PDF Imprimir E-mail

Artigos
Totem do Cinquentenário
Totem do Cinquentenário

Osasco completa 49 anos de vida política independente. Muito já foi realizado desde a emancipação e estão aceleradas as iniciativas para dar à cidade o presente de aniversário que ela merece pelos 50 anos de existência. As bases para o futuro estão bem alicerçadas e logo veremos seus frutos.

Contudo, alongando nosso olhar além do horizonte, nuvens negras podem ser previstas.

A Terra Mãe, Gaia, está ameaçada pela ação do homem e da civilização consumista, fincada no progresso ilimitado e no lucro insensato.
O crescimento econômico está limitado pelo exaurimento das matérias primas, a fome de multidões, decorrente do crescimento da população é uma preocupação constante.

A industrialização crescente exige cada vez mais energia, até agora lastreada na queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão), o que provoca a expansão da poluição do ar, com Co2 e outros gazes tóxicos, que influi no clima, aumentando o calor atmosférico, determinando o degelo nos pólos e nos cumes nevados das cordilheiras.
Onde colocar todo o lixo criado pelas populações citadinas? Como reduzir a sua quantidade? Como reciclar?
Os oceanos estão sendo poluídos e se tornam mais ácidos, ameaçando a vida marinha.
Há poluição dos rios e lagos, determinando a redução do volume de água potável, estimulando o enfrentamento daqueles que não a tem, com evidente possibilidade de guerras..
A Ciência e a Tecnologia se expandem continuamente, numa progressão geométrica, de tal forma que, a cada dia, as criações atuais são superadas por outras mais novas e eficientes.
A Tecnologia da Informação exige atualização constante dos seus usuários, mas a educação está cada vez mais superficial e dependente dos Googles da vida!
São transformações profundas, com mudanças crescentes e inimagináveis.
Esse é o desafio do Século XXI.
Por isso, a Ordem dos Emancipadores, saudando o Prefeito Emídio pelas iniciativas do projeto Osasco 50 anos, lança-lhe um novo apelo:
Face às colocações aqui expostas, são urgentes medidas pioneiras para enfrentar, com dedicação e criatividade, as ameaças. Propomos a criação de uma comissão permanente, com a participação das autoridades e da população consciente, para estudar e propor, no âmbito municipal, as formas de enfrentar corajosamente os desafios do nosso tempo.
A Ordem se coloca à disposição para dela participar e confia na visão humanista do Prefeito, para que Osasco continue a ser paradigma para o Brasil.

Deixe um comentário