Na manhã desta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Osasco realizou, por meio da Frente Parlamentar Nossa História, a primeira edição do ano do Programa Nossa História, que chegou à sua 235ª edição.
A cerimônia homenageou Cláudio Bueno, presidente do Rotary Club de Osasco; Vadir Morelo, diretor da Ordem dos Emancipadores de Osasco; e Bartyra Cardoso Garcia, professora e voluntária da mesma entidade, que conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras de São Paulo, do Brasil e de Osasco.
Além de celebrar os 63 anos da emancipação de Osasco e os 203 anos da Independência do Brasil, a edição também marcou os 121 anos de fundação do Rotary Internacional, criado em 23 de fevereiro de 1905.
O primeiro a usar a palavra foi o economista Vadir Morelo, que, aos 81 anos, disse sentir-se honrado em representar a Ordem dos Emancipadores no Programa Nossa História.
“Me sinto muito contente e muito honrado por ter sido escolhido para representar essa valorosa instituição que é a Ordem dos Emancipadores de Osasco”, declarou, antes de relatar suas primeiras impressões ao chegar à cidade.
“Quando cheguei em Osasco, a cidade já estava emancipada, mas as primeiras coisas que vi aqui me deixaram muito bravo. Porque vim de uma cidade pequena do interior, muito organizada, e encontrei aqui uma cidade com menos de um ano de emancipação e era um lugar bem triste, um ex-bairro esquecido de São Paulo”, declarou, ao recordar o período em que Osasco gerava renda para a capital, mas não recebia retorno, cenário que motivou diversas famílias a iniciarem o movimento de emancipação.
“Aproveito para convidar as pessoas a participarem da Ordem, para que a história da cidade seja preservada”, concluiu. O presidente do Rotary Club de Osasco, Cláudio Bueno, destacou o papel do Rotary na sociedade, tanto em âmbito local quanto internacional. Ele revelou que há mais de 2 milhões de rotarianos no mundo, distribuídos em cerca de 36 mil clubes, e citou como principal projeto da instituição o combate à poliomielite.
“Entendemos essa homenagem como uma coroação pelos serviços prestados à sociedade”, afirmou. “Reforçamos que o Rotary Club de Osasco está sempre de portas abertas e disposto a apoiar a Câmara Municipal e a Prefeitura no sentido de buscar uma cidade melhor a cada dia.”
Bartyra Cardoso Garcia afirmou estar emocionada com a homenagem. “Agradeço pelo convite em um momento tão simbólico para nossa cidade. Osasco faz parte da história de toda a minha família. Participar dessa celebração é emocionante”, disse, ao recordar que a trajetória familiar no município começou antes mesmo da emancipação.
“Obrigada a todos e que Osasco brilhe cada vez mais, como diz o nosso hino.”, finalizou Bartyra.
O presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Jaime Durigon Filho, falou brevemente sobre o papel dos emancipadores.
“Os emancipadores tiveram participação muito importante desde 1947. Tenho muita felicidade de representar a Ordem em nome da minha família, que participou intensamente desse movimento.”
Durigon também convidou a população a celebrar a história de Osasco, que reúne marcos relevantes, como o primeiro voo da América, realizado em 7 de janeiro de 1910.
Idealizador do Programa Nossa História, Sebastião Bognar ressaltou o reconhecimento às pessoas que contribuem diariamente para o crescimento e o desenvolvimento de Osasco, destacando a trajetória dos três homenageados desta edição.
Já o vereador Josias da Juco (PSD), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, agradeceu aos homenageados, especialmente ao Rotary, pela contribuição ao desenvolvimento da cidade; à Ordem dos Emancipadores, por sua história de luta; e às mulheres, representadas pela professora Bartyra, pela participação no movimento emancipacionista.
“Parabéns à Ordem, ao Rotary e à nossa cidade, que em breve celebra 64 anos”, finalizou.