O italiano João Collino só recebeu esse nome quando se naturalizou brasileiro. Nasceu como Giovanni Collino a 22 de julho de 1867, na Província de Torino, Itália, filho de Lourenço Collino com Amonita Maria Anastácia. Chegou ao Brasil em 1889, com 22 anos e fixou moradia em Osasco. Primeiro em uma hospedaria pública chamada “Cocheiras”, localizada entre a Rua Salem Bechara e Av. dos Autonomistas. Em seguida, morou na Rua da Estação.
Casou-se com Ana Felicidade Morino e teve cinco filhos. Trabalhou lado a lado com Antônio Agu, contribuindo para o desenvolvimento da região. Como balseiro (a primeira balsa, que ligava o Centro à Vila São José), transportava mercadorias, alimentos, veículos e moradores. Collino foi agente dos Correios entre 1905 e 1918. Com freqüência, ia ao Centro de São Paulo para tratar de negócios e, a pedido de amigos e moradores, levava documentos para registro em cartórios dos bairros da Lapa ou Pinheiros.
Também fazia serviços de mecânica e carpintaria: produzia caixões mortuários para o cemitério local. Juntamente com Pedro Michelli e Antônio Pignatari, foi proprietário do pioneiro Cinema Osasco, sito à Rua da Estação. Funcionou entre 1916 e 1950. João Collino morreu em 1943.