O conjunto arquitetônico do centro da cidade
Facebook
Twitter

O conjunto arquitetônico do centro da cidade

Ter, 31 de Maio de 2011 00:00 | PostAuthorIcon Autor: José Luiz Capp | PDF Imprimir E-mail
Memórias da Cidade
Se pedissem a você selecionar um monumento, uma obra ou um símbolo relevante da cidade, qual desses você escolheria:
-O Viaduto Metálico Reinaldo de Oliveira, embora ele já seja considerado o cartão postal da cidade.
-O Arco Metálico do Bulevar.
-O Marco Comemorativo dos 50 anos de Autonomia do Município com contagem regressiva do tempo até chegar o dia 19 de fevereiro de 2012.
-Os jardins da Praça Manoel Coutinho.
-O Bulevar com as fontes e jardim.

Todos eles têm a sua história, porém nesta oportunidade vamos falar dos dois primeiros, a fim de que você possa conhecê-los um pouco mais. Posteriormente falaremos dos demais ou preferencialmente daquele que você indicar.

VIADUTO REINALDO DE OLIVEIRA (AUTONOMISTA) – Obra executada na segunda gestão do Prefeito Francisco Rossi.

Como sabemos tem como característica principal o fato de ser o segundo maior vão livre em pontes de arco do país. É uma travessia construida de perfís metálicos compostos construtivamente agregados e soldados entre si. Seu cálculo estrutural foi realizado na Áustria; sua estrutura metálica foi construida no país pela Usimec no Estado de Minas Gerais e transportada em seções para Osasco em grandes carretas por rodovia.

A preparação de suas bases (fundação) foi desenvolvida diuturnamente com a utilização, quando necessário, de cargas de explosivos dada a existência de rochas em trechos do subsolo. Esse serviço era geralmente realizado durante a noite para minimizar interferências com o trânsito de veículos.

No dia da sua inauguração ocorreu um grande temporal na cidade com grande prejuízo para o show pirotécnico programado para o evento.

O comparecimento do público foi bastante expressivo porém a grande figura artística contratada para abrilhantar a comemoração não compareceu deixando as autoridades e o público altamente frustrados…

Essa frustração foi compensada pelo belíssimo espetáculo quando intensa iluminação brilhou sobre ele com a primeira travessia de autoridades e munícipes em caminhada sobre a gigantesca obra.

Quem visita a cidade pela primeira vez fica impressionado com o seu grande porte. Por ocasião das Festas Natalinas ele é decorado e iluminado com muito bom gosto integrando-se harmonicamente ao cenário natalino formado pela Praça Manoel Coutinho, Arco Metálico e Bulevar.

Este cenário da festa máxima da Cristandade atrai para o local grande parcela da população local e das cidades vizinhas durante muitos dias todos irmanados pela contagiante magia do Espírito de Natal e da expectativa do Ano Novo. E o bulevar se engalana de imensa Árvore de Natal artisticamente decorada ano após ano…

O ARCO METÁLICO – Obra construida na gestão do Prefeito Celso Giglio – É uma réplica proporcionada do Saint Louis Arch existente na cidade de Saint Louis, no estado norte-americano de Missouri com 600 pés=180 metros de altura.

O Arco americano representa o papel que teve Saint Louis como importante portal de expansão para o Oeste americano que ocorreu no século XIX naquele país. Aos que desejarem saber mais sobre o arco americano indicamos procurar por Saint Louis Arch na Internet.

Por sua vez, Osasco é também o grande PORTAL DO OESTE por onde passa grande parcela da produção industrial e outras riquezas do nosso Estado e do País!

Coincidência ou não, o Arco norte-americano fica às margens do Rio Mississipi e o Arco Osasquense às margens do Rio Bussocaba, vejam só!

História dentro da História – que ainda não tinha sido contada, mas que a Ordem dos Emancipadores de Osasco traz ao conhecimento público como contribuição e subsídio para aqueles que desejam incursionar de modo mais profundo no conhecimento da cidade que ajudamos a construir e da qual muito nos orgulhamos!

Que no próximo ano de 2012 possamos comemorar o cinquentenário de autonomia político-administrativa da nossa cidade homenageando também aos emancipadores do passado e do presente que deram e continuam dando o melhor de si para possibilitar a tão aguardada comemoração dos 50 anos da Osasco que tanto amamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo